Coordenador : Larissa de Morais Ribeiro Mendes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398205.2206.78030.17082023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O público-alvo principal é o de estudantes de Jornalismo, na UFF e de outras universidades, bem como secundaristas interessados em conhecer mais sobre a atividade. O evento é aberto a interessados em Jornalismo que atuam em outras áreas.
Local de atuação: Auditório InterArtes do Iacs ou cinema do Novo Iacs, a depender da disponibilidade de ambos.
Objetivo
•Apresentar os alunos de Jornalismo aos diferentes campos de atuação e às melhores práticas profissionais na área, por meio do contato com profissionais que se destacam em suas atividades; •Mostrar iniciativas bem-sucedidas fora do chamado mercado tradicional; •Promover entre os alunos o debate e o pensamento crítico sobre a realidade do Jornalismo hoje, no contexto de mudanças que a atividade atravessa; •Estimular a produção de reportagens, fotografia e criações gráficas em jornalismo nas principais mídias existentes; •Possibilitar a troca de alunos e do corpo docente com ex-alunos; •Estimular a interdisciplinaridade no curso, ao envolver alunos e professores em diferentes atividades em torno do evento, tais como cobertura multimeios, a fotografia e a divulgação na imprensa de referência e nas redes sociais; •Contribuir com a boa imagem do curso de Jornalismo da UFF dentro e fora da instituição (pelo contato com os convidados e suas empresas e pela divulgação externa, via propaganda e assessoria de imprensa); •Abrir a universidade a estudantes do ensino médio que pensam em cursar Jornalismo e a estudantes de outras universidades que se interessarem pelo debate promovido no evento; • Oferecer à comunidade a oportunidade de participar do debate crítico sobre jornalismo na atualidade; •Estimular a reflexão sobre a história e a memória da atividade jornalística.
Resumo
O Controversas é um evento criado pelo Departamento de Comunicação Social com o objetivo principal de aproximar estudantes de Jornalismo da UFF da realidade do mercado de trabalho na área, nas suas mais diferentes vertentes. A intenção é oferecer ao futuro jornalista um espaço de conhecimento, mas também de reflexão e debate crítico sobre a produção jornalística atual. Aberto a alunos e professores da UFF, mas também a visitantes externos, o Controversas contribui ainda para fortalecer a imagem do curso dentro e fora da universidade, para integrar as diferentes áreas de saber que o compõem e para abrir à comunidade o necessário debate sobre a atividade jornalística. Já foram realizadas mais de quinze edições do evento desde 2010, sempre com a presença de jornalistas de reconhecidos em seus campos de atuação, tanto na mídia tradicional como em espaços alternativos. Desde 2017, todas as mesas são mediadas por alunos, que também participam de cada etapa da produção: da definição dos temas e convidados, passando pela divulgação, organização logística, busca de patrocínios etc. O Prêmio Controversas de Jornalismo, que elege as melhores produções dos alunos de Jornalismo na UFF nas diferentes mídias, está integrado ao Controversas e tem cerimônia realizada durante o evento. A premiação tem se mostrado fundamental tanto para estimular a produção de qualidade no curso como para dar visibilidade a essa produção.